
Poucas marcas e produtos chegam ao mercado de forma tão marcante que, apenas o nome, por mais simples ou complicado que seja, tem enorme presença. E é muito difícil encontrar quem não tenha pelo menos ouvido falar nos Cristais da Swarovski.
Com um brilho que lembra o de um brilhante, os cristais da marca são reconhecidos e respeitados por todo o mundo e o nome Swarovski virou sinônimo de qualidade e cristal bem lapidado.
É comum conhecer, gostar e até ter algum produto sem saber como ele surgiu ou de onde vem o nome dessa pedrinha que exerce um certo fascínio sobre os nossos olhos: o Cristal Swarovski.
Pois é, essa é uma dessas marcas de legado que só o nome já conta a história e demanda respeito. Mas, além do nome, dos produtos e da fama, o que mais você sabe sobre a Swarovski? Pouca coisa, né?!
No post de hoje trazemos para você algumas informações e um pouco da história por trás da marca. Confira a seguir 4 curiosidades sobre cristais Swarovski®:
1 - Um negócio familiar
Uma das razões pelas quais a empresa teve sucesso é que ela foi fiel à visão e aos valores de seu fundador e isso em grande parte foi possível porque ainda é uma empresa familiar, com a propriedade sendo distribuída por até 100 membros da família. Os membros Langes-Swarovski detém a maior participação da empresa, que é de 21%, sendo a face mais visível da empresa até 2002.
2 - Mais de um século de tradição
Estes famosos e conceituados cristais lapidados levam o nome de seu criador, Daniel Swarovski. Daniel era filho de uma família de artesãos de vidro lapidado e seu pai possuía uma pequena fábrica de vidros.
Foi lá que começou como aprendiz e aos poucos foi adquirindo habilidades e conhecimentos referentes à escultura em cristal. Em 1892 Daniel Swarovski patenteou uma máquina de corte elétrica que cortava vidro com grande precisão e em 1895 fundou, junto com outros sócios, a empresa Swarovski nos Alpes austríacos.
3 - Começou com miniaturas divertidas
Em 1895, quando o austríaco Daniel Swarovski fundou a empresa, o propósito era fabricar bichinhos em miniatura feitos de um vidro de alta qualidade. Nos anos 1930 e 1940 a marca ganhou projeção no mundo da moda, no momento em que Manfred Swarovski passou a produzir os pequenos strass para enfeitar os modelos de Coco Chanel e Christian Dior, mas a moda acabou sendo esquecida. Então, em 1995, Nadja Swarovski, tataraneta do fundador da empresa, resolveu resgatar o glamour da marca, dando ênfase ao nome da empresa que virou sinônimo de cristal bem lapidado.
4 - Presente em grandes marcas e produções
Os cristais da marca austríaca têm história e marcaram grandes momentos da moda e do entretenimento mundial. Cristais Swarovski® foram usados para acrescentar brilho ao vestido que Marilyn Monroe usou para cantar “Parabéns pra você” ao presidente John Kennedy e também enfeitaram calçados brasileiros, como as sandálias Melissa. Os itens da marca ainda marcam presença sempre nas coleções de moda de Givenchy e Ungaro. Aqui no Brasil, enfeitam as coleções de Walter Rodrigues e Lino Villaventura.
E aí, curtiu saber mais sobre a Swarovski® e seus cristais? Você sabia que a Sunshine Cristais tem Coleções feitas com os legítimos cristais da Swarovski®? Dá uma olhada em nossa coleção e não perca a oportunidade de garantir sua semijoia!