4 lições que podemos aprender com Ganesha Publicado 17/11/2022

Ganesha é uma das divindades mais importantes do panteão Hindu. Primeiro filho dos deuses Shiva e Parvati, simboliza prosperidade, boa sorte e sabedoria. Também chamado de “Vinayaka”, “Senhor dos Inícios” e “Removedor de Obstáculos”, é responsável por abrir caminhos, atrair fortunas e conceder conhecimento a nós, seres humanos.

 

4 lições que podemos aprender com Ganesha

 

Sua figura, bastante característica, é constituída por uma cabeça de elefante (que representa a inteligência) sobre um tronco humano de quatro braços (que estão associados às aptidões do corpo sutil - 1) mente, 2) intelecto, 3) ego e 4) consciência) e uma barriga saliente (que demonstra a capacidade de engolir e digerir os contratempos da vida). 

 

Para saber mais sobre Ganesha e seus grandes ensinamentos, navegue conosco pela mitologia hindu e confira as 4 lições que podemos aprender com esse deus tão poderoso. 



 

  • Seja responsável e cumpra seus deveres 

 

 

A história de como Ganesha adquiriu sua cabeça de elefante nos ensina a importância de cumprirmos as tarefas a nós designadas. Acredita-se que a deusa Parvati esculpiu seu filho Ganesha com pasta de cúrcuma e lhe concedeu o sopro da vida com o objetivo de torná-lo guardião da porta de entrada de sua casa, não deixando ninguém entrar. Obediente e completamente dedicado ao ofício, o menino teve a cabeça cortada pelo próprio pai, o deus Shiva, após impedi-lo de acessar as dependências da residência. Momentos depois, confrontado pela esposa, Shiva pegou a cabeça do primeiro animal que viu e posicionou sobre o corpo do menino, devolvendo-lhe a vida. 

 

📝 Dica Sunshine: Responsabilidade e comprometimento são grandes virtudes, portanto lute contra a procrastinação e faça o que estiver ao seu alcance para entregar um trabalho bem feito. Executar uma tarefa proporciona bem-estar e ajuda a elevar nossa autoestima.



 

  • Tire o melhor proveito das situações

 

 

Certa vez, Shiva e Parvati ofereceram a fruta da imortalidade e sabedoria aos seus dois filhos, Kartikeya e Ganesha, mas somente um deles seria digno do presente: o que desse três voltas ao redor do mundo e voltasse primeiro para casa. Sedento pela vitória, Kartikeya montou em seu pavão e deixou o irmão para trás. Ganesha, por sua vez, após analisar a situação como um todo, decidiu dar três voltas ao redor dos pais, alegando que eles representavam o seu mundo. Após a trajetória ambiciosa, Kartikeya voltou para casa e se surpreendeu ao ver que o irmão tinha ganhado a corrida, sendo, portanto, digno da fruta. 

 

📝 Dica Sunshine: Nunca tome decisões por impulso, entenda o cenário em que você se encontra e busque oportunidades em meio à crise. Quando saímos de dentro do problema, conseguimos ter uma visão ampla e descobrimos maneiras criativas de solucioná-lo. 



 

  • O perdão é a maior das virtudes 

 

 

Em uma das lendas, Ganesha foi convidado para um grande banquete e acabou exagerando no consumo de alimentos, o que fez a sua barriga aumentar de maneira descomunal. Envergonhado e com receio de ser zombado pelos outros ali presentes, se escondeu até a noite chegar e tentou ir embora despercebido. No entanto, no meio do caminho, foi surpreendido pela Lua Cheia que, no alto do céu, começou a ridicularizá-lo. Furioso, Ganesha decidiu amaldiçoá-la, dizendo que ela seria invisível daquele dia em diante. Arrependida, a Lua implorou pelo perdão do deus que, generosamente, atendeu o pedido, mas devido ao fato de não poder anular a maldição por completo, lançou um feitiço para que ela diminuísse aos poucos e ficasse invisível uma única vez por mês. 

 

📝 Dica Sunshine: Não podemos mudar o passado, mas o perdão abre portas para que o presente e o futuro sejam melhores. Se desprender de mágoas antigas é uma das maneiras de encontrar a cura, portanto faça uma autoanálise e pratique as quatro afirmações do Ho’oponopono: “sinto muito”, “me perdoe”, “eu te amo” e “sou grato”. 



 

  • Por trás de cada conquista existe um sacrifício 

 

 

Quando observamos a figura de Ganesha com bastante atenção, notamos que ele só possui uma presa de marfim. Isso se deve ao fato de o Deus-Elefante ter sacrificado parte do seu próprio corpo para auxiliar um amigo. A lenda diz que um sábio chamado Krishna Vyasa pediu ajuda para criar o Mahabharata, principal poema épico da cultura indiana. Enquanto Visaya recitava os versos ininterruptamente, Ganesha os transcrevia sem qualquer pausa ou descanso. Em certo momento, a caneta usada no processo quebrou, então, para não atrapalhar a criação do companheiro, o deus quebrou uma de suas presas, mergulhou no nanquim e continuou a redigir aquela que é reconhecida como a maior obra literária de todos os tempos. 

 

📝 Dica Sunshine: Às vezes, precisaremos suportar algumas lagartas se quisermos ver as borboletas, portanto não devemos desistir perante os obstáculos que aparecem em nossos caminhos. Os sacrifícios, apesar de fundamentais, são momentâneos. A vitória é permanente! 



Conecte-se com a energia de Ganesha 

 

🍀 Use um amuleto com a imagem de Ganesha (dica: colar Ganesha Sunshine Cristais)

🪔 Acenda um incenso ou pratique aromaterapia com óleo essencial de canela

🔴 Ative e equilibre o seu chakra raiz

🚴‍♀️ Mentalize todos obstáculos que estão obstruindo o seu caminho para o sucesso

🧘‍♀️ Medite positivamente sobre os seus sonhos e desejos 

📝 Crie uma lista de tarefas e pendências para otimizar a sua semana 

💰 Organize suas finanças em uma planilha, aplicativo ou caderninho 

🍗 Desfrute conscientemente das suas refeições, sentada à mesa e longe do celular

🙇‍♀️ Faça uma autoanálise e identifique a necessidade de perdoar ou ser perdoada

🙏 Recite o mantra de Ganesha: “Om Gam Ganapataye Namah” 

 


Gostou? Então conheça a linha completa de semijoias com significados da Sunshine Cristais clicando aqui.

Respeitamos a sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceito