Saiba tudo sobre o poder do Mantra OM e seu simbolismo Publicado 10/11/2023
Saiba tudo sobre o poder do Mantra OM e seu simbolismo

Quem nunca meditou ou viu alguma prática de Yoga que envolvia aquelas duas letras sagradas O e M? Mas você sabe por que essas duas letras são usadas na meditação? Qual o seu significado? Essas são algumas das dúvidas da maioria dos curiosos e praticantes.

 

Justamente por isso hoje viemos desvendar um pouco dos mistérios do Mantra OM e esclarecer alguns pontos importantes sobre ele, confira a seguir:

O que é e de onde vem o OM?

O som tão entoado em mantras tem a mesma origem que todos os mantras: os Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C.

 

Estes livros são compostos por 4 mil sutras, dos quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características ligadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade.

 

O som tão conhecido dos praticantes de Yoga e meditação nada mais é do que um mantra, ou seja, a combinação de letras sagradas O e M, que formam um núcleo de energia espiritual que trabalha como um ímã atraindo boas energias ou como uma lente para concentrar as vibrações espirituais.

 

Os mantras OM são extremamente benéficos para a mente e para o corpo e podem ser entoados repetidamente com suavidade ou até mentalmente.

 

Mantra (do sânscrito Man: mente e Tra: controle ou proteção) significa "instrumento para conduzir a mente" e é uma sílaba ou poema, normalmente em sânscrito, utilizado para a própria finalidade de conduzir a mente.

 

O OM é tradicionalmente cantado no início e no final de uma aula de Yoga e ao contrário de outros mantras é bem fácil e pode ser recitado por qualquer pessoa.

O Significado do OM

Muitas pessoas ao ouvir o mantra OM em uma meditação geralmente imaginam que o som não tenha um significado e sirva apenas para concentrar o foco da meditação ou a respiração. Ledo engano, o OM tem sim um significado.

 

De forma geral, o mantra OM é a vibração primordial, o primeiro som do Universo, a parte principal que constitui todos os outros mantras e o mais poderoso de todos eles. Ele simboliza a raiz de todos os sons da natureza e do mundo, a conexão com essa sintonia.

Mantra e as religiões

Os mantras têm origem do hinduísmo, porém são usados também no budismo e jainismo, bem como em práticas espirituais que não têm vínculo religioso definido. No tantrismo, os mantras são utilizados para materializar as divindades.

 

Os mantras do Tibete costumam ser entoados como orações de forma repetida. O budismo Mahayana do Tibete usa mantras em tibetano, já o zen-budismo do Japão os usa em japonês.

 

No começo do século XX, em Hong Kong, foram encontrados mantras cuja língua não foi identificada e que pareciam uma alteração de um sânscrito original.

 

Para algumas pessoas o mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto que detenha um poder específico.

O mantra de Ganesha

Existem dois mantras muito populares para invocar a proteção e o auxílio de Ganesha. O primeiro e provavelmente o mais conhecido vem da mitologia hindu e é chamado de Mantra Om ou Mantra Omkara, que se baseia na repetição prolongada do som Om - AUM.

 

Há ainda uma versão estendida do mantra om não tão popular como o original, mas ainda assim bem conhecida, estamos falando do mantra “Om Gam Ganapataye Namaha” (pronunciado: om gam ganapataiê namarrá). Fazendo uma tradução rápida do sânscrito para português, seria algo como: “Eu te saúdo, Senhor das Tropas”.

 

Para compreender melhor as características do significado do mantra, é possível analisá-lo palavra por palavra:

 

  • “OM” é o som primordial que estabelece contato com Ganesha;

 

  • “GAM” traduzido do sânscrito, significa “ir, mover-se, afastar-se, vir, aproximar-se, unir-se”, especificamente nesse mantra, a sílaba é sagrada e representa o próprio Senhor Ganesha;

 

  • “GANAPATI” é um dos nomes dados à Ganesha. E essa palavra também pode ser dividida em duas: GANA significa TROPA e PATI significa SENHOR;

 

  • “NAMAS” significa adoração; no mantra se apresenta como NAMAH.

Alguns outros exemplos de cânticos

Você já deve ter ouvido pelo menos um mantra Om, talvez este seja o mais comumente usado, mas existem vários! Confira alguns exemplos dos mantras recitados com mais frequência abaixo:

 

  • Asa To Ma (Védico)
  • Om namah Shivaya (shivaísta)
  • Om namah shiva lingan (shivaísta)
  • Gayatri mantra (védico)
  • Shiva Shiva maha dêva (shivaísta)
  • Om namah kundaliní (sânscrito)
  • Om shiva Om Shakti Namah Shiva Namah Shakti (shivaista)
  • Om namo bhagavate vasudevaya (do sânscrito)
  • Om tare tütare ture soha (tibetano)
  • Om tare tam soha (tibetano)
  • Om mani padme hum (sânscrito)
  • Maha-mantra (sânscrito)
  • Namerarenguékioh kioh namere klatisfas
  • Om bazara tamaku hakani yasha han
  • Nam myoho rengue kyo (Saddharma-pundarika Sutra, em sânscrito)

 

Além desses mencionados acima, existe também o Mantra de Ganesh: Om Gam Ganapataye Namaha, Sharanam Ganesha.

 

Nesse caso o “Shanaram”, significa “refúgio” ou “proteção”, então esse mantra deve ser entoado em tempos de perigo, grande ameaça ou muita necessidade.

 

Se você medita, pratica Yoga ou é adepta de alguma outra crença de vertente oriental, com certeza vai se apaixonar por nossos acessórios. Temos desde chaveiros, símbolos poderosos aliados aos Chakras e é claro, a gargantilha com simbolo do OM.

Respeitamos a sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceito