
“Lá o tempo espera, lá é primavera. Portas e janelas ficam sempre abertas para a sorte entrar. Em todas as mesas, pão. Flores enfeitando os caminhos, os vestidos, os destinos e essa canção. ” (Vilarejo, Marisa Monte)
A chegada da primavera é celebrada desde os primórdios da humanidade, pois encerra o ciclo escuro e frio do inverno e abre portas para o calor do sol, o verde dos campos, o som dos pássaros e as belíssimas cores das flores. Que tal conhecer um pouco mais sobre a magia dessa estação cheia de vida e energia?
Solstício e equinócio
Nas tradições ancestrais, as transformações ocorridas na natureza eram celebradas por meio dos Festivais Solares ou Sabbats, eventos que marcavam os quatro pontos do ano chamados de solstícios e equinócios.
O solstício é o momento astronômico em que a luz do Sol reflete com mais intensidade em um dos hemisférios e com menos intensidade no outro. Esse fenômeno acontece duas vezes por ano (junho e dezembro) e é responsável por marcar o início das estações de inverno, sabbat de Yule, e verão, sabbat de Litha.
O equinócio, do latim “noite igual” (aequinoctium), é o momento em que o dia e a noite têm a mesma duração, pois o Sol está exatamente alinhado com a linha do Equador. Ele acontece nos meses de março e setembro, definindo o início das estações de outono, sabbat de Mabon e primavera, sabbat de Ostara.
O equinócio de primavera e o sabbat de Ostara
O equinócio de primavera acontece entre os dias 20 e 23 de março no hemisfério norte e entre 20 e 23 de setembro no hemisfério sul. Nele, é comemorado o sabbat de Ostara, período da Roda do Ano que representa equilíbrio, fertilidade, expansão, alegria e novos ciclos.
A roda do ano é um calendário pagão baseado nos ciclos da natureza durante o período de 365 dias. Devido à sua localização geográfica ao sul da Linha do Equador, o Brasil segue a Roda Sul.
O nome Ostara surgiu em homenagem a Eostre, deusa da fertilidade, do amor, da juventude e da beleza. Aliás, foi daí que surgiu a palavra “easter” (páscoa em inglês). Durante as comemorações ancestrais desse sabbat, os povos pagãos acendiam incensos, assavam bolos de mel, enfeitavam suas casas e vestes com flores e pintavam ovos com símbolos coloridos. Qualquer semelhança com a páscoa não é mera coincidência! 🐇
Elementos do sabbat de Ostara
Símbolos: coelho, ovos coloridos, triskle e flores
Alimentos: ovos, mel, frutas da estação, leite, vinho e pães de fermentação natural
Cores: amarelo, verde, branco e dourado
Flores: lótus, narciso, margarida, jasmim, flor-de-laranjeira, prímula e violeta
Cristais: quartzo rosa, esmeralda e citrino
Óleos essenciais: capim-limão, lavanda, camomila, laranja-doce, alecrim, cravo, verbena e jasmim
Dicas para se conectar com a energia da primavera
A energia da primavera flui através da criatividade, da comunicação e da comunhão com a natureza, afinal, saímos do período introspectivo do inverno e desabrochamos para a vida, tal como as flores. Nesse momento, nos tornamos mais otimistas e receptivos para o novo, portanto, é normal sentir uma grande necessidade de aprender algo diferente, viajar, conhecer outras culturas, etc.
Que tal aproveitar o período para se conectar com essa energia de transição e movimento? Confira as nossas dicas a seguir:
🖊 Escreva uma lista de desejos que você gostaria de realizar nos próximos meses e medite positivamente sobre ela.
🌼 Decore a sua casa com flores coloridas para atrair amor e beleza.
☀ Acorde cedo e assista ao nascer do Sol.
🪔 Aplique os óleos essenciais de Ostara em sua rotina. Uma boa dica é usar os colares aromatizadores para praticar a aromaterapia.
✈ Planeje uma viagem para algum lugar que você ainda não conheça.
🌳 Faça passeios ao ar livre, ande com os pés descalços na grama, observe os animais e ouça o canto dos pássaros.
🎨 Pratique atividades de lazer para estimular a criatividade: dança, pintura, leitura, jardinagem ou até mesmo assistir ao seu filme favorito.
🌱 Entre em contato com a terra e plante sementes diversas para atrair fertilidade.
🍯 Aprenda uma receita de bolo ou pão de mel.
🧘 Pratique mindfulness (atenção plena) e conecte-se com o ciclo da vida.
💎 Celebre a beleza feminina, vista cores vibrantes e acessórios primaveris, como os nossos brincos e colares de flor.
Por fim, lembre-se: somos parte da natureza! Honrar os seus ciclos significa honrar a nossa própria existência.