Aromaterapia para iniciantes Publicado 06/10/2022

Aromaterapia para iniciantes

Os óleos essenciais são compostos naturais altamente concentrados e voláteis (evaporam com bastante facilidade), provenientes de plantas, troncos, raízes, flores e sementes. Eles devem ser aplicados com bastante responsabilidade pois em uma única gota podemos encontrar mais de 20 princípios ativos diferentes.

Uma das maneiras mais seguras de aproveitar os benefícios dos óleos essenciais é a aromaterapia, uma técnica holística e bastante complexa que utiliza as propriedades moleculares dos aromas para o tratamento integrativo dos nossos corpos, emoções e espíritos.

Quando inaladas, as moléculas dos óleos essenciais são transportadas por nossos nervos olfativos até o sistema límbico, parte do cérebro responsável por nossas respostas emocionais, comportamentos e memórias. Lá, elas causam reações químicas que se manifestam através de efeitos sedativos, relaxantes ou estimulantes.

 

Como aplicar a aromaterapia?

Se você conhece as propriedades dos óleos essenciais, pode aplicá-los no dia-a-dia com bastante facilidade através do colar difusor pessoal. Esse acessório é ideal para o uso individual pois, além de prático e charmoso, proporciona um tratamento personalizado, conforme suas necessidades.

Para aplicar a aromaterapia, pingue de uma a duas gotas do óleo essencial da sua preferência no feltro do colar difusor. O efeito é muito rápido e dura o dia todo. Depois de algumas horas, devido a um mecanismo de defesa do nosso corpo chamado “adaptação olfativa”, pode ser que você não perceba mais o aroma, mas isso não significa que ele não esteja atuando.

 

Aromaterapia para iniciantes

 

Tenha em mente que, no universo dos óleos essenciais, quantidade não significa qualidade, portanto, para perceber os seus benefícios, devemos ser seletivos, aplicar a dosagem correta e manter certa constância no uso.

 

3 óleos essenciais para começar na aromaterapia

Há centenas de óleos essenciais disponíveis no mercado, por isso é muito importante conhecer suas propriedades, benefícios e efeitos antes de adquiri-los. Para ajudar, fizemos uma seleção com 3 opções para começar na aromaterapia. Confira:

 

  1.   Óleo essencial de bergamota

Óleo essencial do equilíbrio emocional.

🧘 Corpo: Cicatrizante e anti-inflamatório. Ideal para tratar problemas de pele, distúrbios alimentares e diminuir a hiperatividade das glândulas sebáceas.  

💛 Emoção: Estimulante, promove equilíbrio emocional, otimismo, poder pessoal e autoconfiança.

🦋 Espírito: Ativa os chakras sacral, plexo solar e laríngeo.

⚠ Cuidados especiais: Não ingira, evite contato com a pele e exposição ao sol.

 

  1.   Óleo essencial de Ylang-ylang

Óleo essencial do amor próprio e da gratidão.

🧘 Corpo: Alivia os sintomas da pressão alta e taquicardia, hidrata a pele, é afrodisíaco, anticonvulsivo e auxilia no controle da epilepsia.

💛 Emoção: Ansiolítico e relaxante, desperta a autoestima e a autovalorização. Pode ser utilizado para o tratamento da depressão, síndrome do pânico, culpa e autopunição.

🦋 Espírito: Ativa os chakras sacral, plexo solar e cardíaco.

⚠ Cuidados especiais: Possível hipotensor, use com moderação.  

 

  1.   Óleo de cedro

Óleo essencial da persistência, força e maturidade.

🧘 Corpo: Fortalece os cabelos, combate a acne, é cicatrizante, descongestionante pulmonar e indicado para tratar dores reumáticas.

💛 Emoção: Antidepressivo e calmante, alivia tensão, raiva e medo

🦋 Espírito: Desperta o desejo pela jornada espiritual, induz à meditação e ativa os chakras raiz e coronário.  

⚠ Cuidados especiais: Não aconselhado para gestantes.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a aromaterapia e os óleos essenciais, só falta colocar em prática! Clique aqui, conheça os modelos de colares aromatizadores da Sunshine Cristais e fique em sintonia com as vibrações da natureza durante o dia todo. 

 

Respeitamos a sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceito