
Praticamente todas as culturas têm uma mitologia relacionada à árvore da vida e, no campo espiritual, muita gente procura se conduzir segundo os preceitos que a Árvore da Vida institui.
Sabendo desse histórico, é natural que essa imagem fosse apropriada pelas artes e virasse uma presença corriqueira nas mais diversas formas de expressão: em murais, na pele, na literatura e no cinema. Bem como acontece com outras simbologias religiosas ou espirituais
A moda, como é de se esperar, não fica de fora e pingentes, colares, brincos e anéis com frequência aparecem com essa simbologia. Contudo, o significado da árvore da vida ainda é uma incógnita para muitas pessoas.
Fato é que a Árvore da Vida está por aí. E o que ela significa? Para responder a isso, que tal fazer um passeio pela história desse ícone universal e desvendar os sentidos que ele pode ter nos dias atuais? Vamos nessa!
O significado da árvore da vida
A árvore da vida oferece uma perfeita alegoria da jornada do indivíduo: do nascimento e firmamento de raízes seguras no solo, até o crescimento rumo ao sol, frutificando e renascendo em novas gerações.
Além de também representar o caminho da evolução humana, a árvore da vida significa a conexão do físico com o espiritual, visto que o objetivo da planta desde o nascimento no interior da terra, é lançar seus galhos em direção ao céu.
Sendo assim, o significado da árvore da vida está associado aos seguintes valores: criação, fertilidade, crescimento, pureza, elevação e equilíbrio espiritual.
O significado da árvore da vida em diferentes culturas
Mitos e histórias relacionadas à árvore da vida existem em quase todas as culturas. Registros deste símbolo fazem parte da história de povos como os assírios, celtas, persas, chineses, escandinavos, entre vários outros.
Contudo, é muito difícil dizer se todos partem de uma origem única sobre a árvore da vida, visto que o culto a elementos da natureza é uma característica comum das antigas civilizações.
A Árvore da Vida Cristã é uma representação do símbolo com a qual nós, ocidentais, estamos mais habituados, visto que exerce papel importante na Bíblia, em Gênesis.
Para os cristãos o significado arvore da vida, segundo as Escrituras, remete à uma árvore frutífera que estava localizada bem no centro do Paraíso e cujos frutos concediam a imortalidade.
Outra Árvore da Vida, porém, roubou o protagonismo: convencidos pela lábia mal intencionada da serpente, Adão e Eva resolveram provar do fruto da Árvore do Bem e do Mal e o resto da história vocês já conhecem de cor: até hoje pagamos pelo deslize do desafortunado casal.
A Árvore da Vida aparece também no livro do Apocalipse, onde é contado que ela cresceu no centro da versão celestial de Jerusalém como um sinal de salvação da Humanidade.
Gostou de entender um pouco mais sobre história e significado arvore da vida? Se você gosta desse tipo de simbologia e aprecia a espiritualidade em amuletos ou acessórios de simbolismo, então você precisa dar uma passadinha no site da Sunshine Cristais e conferir nossa coleção cheia de estilo e significado!