Como a gratidão pode mudar as nossas vidas Publicado 24/11/2022

Ser grato é uma das qualidades mais sublimes que existem. Prova disso é que anualmente, na última quinta-feira do mês de novembro, alguns países comemoram o feriado de Thanksgiving (aqui conhecido como “Ação de Graças”). Neste dia, as famílias se reúnem para compartilhar um delicioso banquete e agradecer por todas as coisas boas que ocorreram ao longo do ano.  

 

Agradecer é uma forma de reconhecer o valor das coisas que fazem parte das nossas vidas: momentos, pessoas, sentimentos, etc. Dessa maneira, passamos a apreciar os tesouros que compõem o mundo real ao invés de gastarmos energia à procura incessante de ideais que, na verdade, não passam de vislumbres e projeções imaginárias. Não queremos, com isso, dizer que devemos abrir mão dos nossos objetivos futuros, mas relembrar a importância (e a necessidade) de prestarmos atenção nos pequenos detalhes que habitam no “aqui” e no “agora”. 



Benefícios de praticar a gratidão

 

Estudos comprovam que o hábito de praticar a gratidão traz consigo diversos benefícios físicos, sociais e psicológicos. Confira a seguir: 

 

✨ Nos conecta com energias de positividade e felicidade; 

✨ Ativa o sistema de recompensas do cérebro que, por sua vez, libera dopamina (neurotransmissor do prazer) e nos proporciona experimentar níveis elevados de vitalidade, otimismo, e satisfação; 

✨ Estimula a produção de ocitocina (hormônio do bem-estar) e, consequentemente, nos torna aptos a controlar estados mentais negativos que causam angústia, estresse e ansiedade; 

✨ Fortalece o sistema imunológico e nos deixa menos suscetíveis a contrair doenças diversas; 

✨ Melhora a qualidade do sono; 

✨ Traz foco e concentração; 

✨ Fortalece laços de relacionamentos; 

✨ Promove o perdão e o desapego; 

✨ Desperta sentimentos de compaixão, altruísmo e resiliência.  



Colocando em prática: Desafio 21 dias de gratidão

 

Transformar o ato de agradecer em um hábito nem sempre é fácil, afinal vivemos em um mundo pautado no "ter" ao invés do "ser". Às vezes, esquecemos de olhar para os pequenos detalhes que realmente importam e passamos a querer viver a vida dos outros, como se a nossa não fosse boa o suficiente. 

 

Para sair dessa caixinha, que tal começar o “Desafio 21 dias de gratidão”? Ele propõe uma jornada de autoconhecimento e nos leva a refletir sobre aspectos diários pelos quais devemos ser gratos. 

Para colocar em prática ainda hoje, siga cada uma das etapas a seguir e anote o seu progresso. Ao final dos 21 dias, se desejar continuar, fique à vontade! A ideia é fazer da gratidão um hábito em sua rotina, portanto repita quantas vezes achar necessário! 



Dia 1: Antes de dormir, anote 3 coisas que fizeram você se sentir feliz durante o dia e agradeça por cada uma delas; 

 

Dia 2: Escreva uma carta ou mensagem de agradecimento a alguém especial; 

 

Dia 3: Chame um amigo para tomar um café e agradeça pelo companheirismo;

 

Dia 4: Faça uma doação: roupas, livros, alimentos ou dinheiro;

 

Dia 5: Elogie alguém de maneira genuína e despretensiosa; 

 

Dia 6: Aprenda uma receita de bolo e leve para seus colegas de trabalho; 

 

Dia 7: Dê um abraço apertado em alguém que você ama; 

 

Dia 8: Escreva uma mensagem inspiradora e deixe num lugar público;

 

Dia 9: Passe o dia todo sem reclamar. Caso não consiga, afirme algo positivo logo após a queixa; 

 

Dia 10: Compre um presente e dê para aquela pessoa que tornou a sua semana mais leve. Pode ser um buquê de flores, uma semijoia ou um chocolate;  

 

Dia 11: Faça algo gentil por alguém sem esperar nada em troca; 

 

Dia 12: Sente em um lugar silencioso, feche os olhos e recite o mantra do Ho’oponopono, acreditando no poder de suas palavras: “eu sinto muito por __", “eu me perdoo por __", “eu me amo por ___”, “eu sou grata por ___”

 

Dia 13: Tenha um tempo de qualidade com seus familiares; 

 

Dia 14: Acorde um pouco mais cedo e caminhe ao ar livre, apreciando tudo ao seu redor e agradecendo pela oportunidade de viver mais um dia; 

 

Dia 15: Tire 1 hora do dia para cuidar de você. Medite, tome um banho demorado, faça skincare, agende uma massagem no spa, etc.;

 

Dia 16: Pratique aromaterapia por 30 minutos com o óleo essencial de Ylang-Ylang. Pingue três gotas no feltro de um colar aromatizador ou dilua cinco gotas para cada 100 ml de água em um difusor elétrico ultrassônico;

 

Dia 17: Coma a sua comida ou sobremesa favorita e agradeça por ela; 

 

Dia 18: Escreva uma lista com suas maiores conquistas até hoje; 

 

Dia 19: Conheça um lugar novo e anote suas percepções sobre ele; 

 

Dia 20: Olhe no espelho e afirme coisas positivas ao seu respeito; 

 

Dia 21: Se dê um presente como forma de reconhecimento por ter chegado até aqui (uma boa dica é o colar da gratidão). Reflita sobre a experiência de ter participado do desafio e escreva sobre as coisas que você aprendeu nesses últimos 21 dias. 

 

 

Compartilhe suas descobertas aqui nos comentários ou lá no instagram e inspire outras pessoas a iniciarem essa jornada de crescimento e cura. 

 

Com carinho, 

Equipe Sunshine Cristais

 

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