
Você provavelmente já ouviu falar no filtro dos sonhos, também chamado de apanhador dos sonhos ou dreamcatcher, mas sabe o que ele é e como realmente funciona?
O filtro dos sonhos é um amuleto místico em formato circular que, como o próprio nome sugere, serve para capturar pesadelos e proteger as pessoas de energias ruins que possam vir a perturbá-las durante a noite de sono. Ele se tornou bastante popular em meados da década de 80 e ganhou espaço no mercado criativo como objeto de decoração e acessório de moda.
A HISTÓRIA DO FILTRO DOS SONHOS
Originário da cultura indígena norte-americana, mais especificamente da tribo Ojibwa, o filtro dos sonhos era chamado de Asabikeshiinh, que significa “aranha”.
De acordo com a lenda relacionada às suas origens, havia uma divindade chamada Mulher-Aranha que cuidava de todos que viviam na tribo, no entanto, com o passar do tempo, conforme os Ojibwa foram se espalhando por novos territórios, ficou cada vez mais difícil protegê-los. Sendo assim, a deusa ensinou as mães e avós nativas a tecer seus próprios talismãs protetores, utilizando arcos de madeira de salgueiro, fibras naturais e penas de aves silvestres. Depois de prontos, os filtros dos sonhos deveriam ser posicionados sobre os berços e camas de crianças, com o intuito de defendê-las de pesadelos e sonhos ruins enquanto estivessem dormindo.
COMO O FILTRO DOS SONHOS FUNCIONA?
Acredita-se que tanto sonhos bons como ruins preenchem o ar durante a noite. Essas energias opostas vivem em constante disputa para preencher a mente humana. Sendo assim, o filtro dos sonhos funciona como uma teia de aranha, servindo de armadilha para os pesadelos e permitindo que somente as boas energias alcancem a pessoa que está dormindo. Tudo que fica preso na teia é destruído ao amanhecer. Já os sonhos bons são gentilmente conduzidos por meio de penas até o sonhador.
ENTENDA CADA PARTE DO FILTRO DOS SONHOS
Você sabia que cada parte do filtro dos sonhos possui um significado?
O formato circular simboliza o ciclo da vida, a Mãe-Terra e a maneira como o Sol e a Lua se movem dia-após-dia em um looping contínuo e sem fim.
A teia, com seus padrões geométricos que muito se assemelham aos de uma mandala, representa uma teia de aranha e é responsável por capturar sonhos e energias ruins, destruindo-os ao amanhecer. O círculo no centro, também chamado de “coração”, é por onde sonhos, visões e energias boas conseguem passar.
Por fim, após filtrados, os sonhos bons são conduzidos até a mente dos sonhadores por meio das penas. Elas também representam o ar e a sabedoria.
Além disso, o número de pontas presentes na teia de um filtro dos sonhos também possui significados diferentes. Um amuleto com 12 pontas representa as 12 luas-cheias do ano; 8 pontas simbolizam a deusa Mulher-Aranha e 5 pontas se referem a uma estrela.
FILTRO DOS SONHOS NA MODA
Além da sua função protetora, o filtro dos sonhos se tornou um belíssimo objeto de desejo no mundo da moda e pode ser encontrado em diversas estampas, calçados e acessórios como colares e brincos.
Atualmente, também podemos associar o filtro dos sonhos à estética boho chic, que faz referência aos visuais despojados que surgiram durante o movimento hippie na Londres da década de 1970. Essa estética da moda é uma mistura dos estilos folk, romântico, country e vintage e é composta por elementos artesanais, estampas étnicas, jeans, bordados, crochê, franjas e penas. Um super match, né?!
Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o filtro dos sonhos e gostaria de ter o seu próprio amuleto, clique aqui e conheça a nossa coleção.
A Sunshine Cristais tem brincos e colares de filtro dos sonhos, em tamanhos e banhos diferentes. Você pode escolher a sua semijoia banhada em ouro ou ródio e todos os colares dessa temática estão presentes na versão cordão ou corrente. Escolha o modelo que mais combina com a sua energia e brilhe mais!