
A Estrela de David, também conhecida como Estrela de Seis Pontas ou Escudo de Davi, é um item de simbologia judaica. O símbolo é formado por dois triângulos sobrepostos.
A Estrela de David serve como um símbolo de proteção, retrata a junção do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra.
A origem da Estrela de Davi
Embora não se saiba exatamente sua origem, reza a lenda que ela foi inspirada no escudo do Rei Davi, o rei mais famoso de Israel.
A história conta que para poupar metal, o Rei foi para a batalha com um escudo feito de dois triângulos forrados com couro.
Assim, o exército do Rei Davi, creditando proteção ao símbolo, passou a utilizá-lo nos seus escudos. Importante ressaltar que o nome Estrela de David vem do hebraico Magen Davi, que significa o "Escudo de Davi".
A Estrela de David carrega muito significado e é um símbolo muito antigo, usado em várias crenças, religiões e culturas. Em muitos casos, representa o poder e a proteção divina.
Desde 5.000 a.C. a Estrela de David, também denominada “Estrela dos judeus”, aparece na arte suméria, bizantina, fenícia, na cultura maia, romana, europeia (Itália, Vaticano, Romênia, Turquia) e ainda no Tibete, no Líbano, no Islã, na Mongólia, na Arábia, no Egito e no Marrocos.
Em meados do século XVII, o item de simbologia judaica era utilizado em túmulos. Em 1890 passou a ser o símbolo do sionismo, que é um movimento político de luta pela identidade judaica.
No Cristianismo é denominada como a simbologia do próprio Messias, Jesus Cristo, e está presente na bandeira de Israel.
Bandeira de Israel com a Estrela de Davi
Para o Judaísmo, as seis pontas da Estrela de David somadas ao seu centro representam o número sete, número de muita importância e simbologia na crença judaica. Além disso, a representação numérica 3 + 3 + 1 corresponde à Menorá, que é outra importante representação na simbologia da identidade judaica.
Durante a época da ascenção nazista (1933-1945), a Estrela de David se tornou um item de simbologia judaica ainda mais conhecido, pois os nazistas obrigavam os judeus a usarem uma faixa no braço com o símbolo gravado para identificá-los, fato que remete ao preconceito, à exclusão social e ao próprio Holocausto, de forma extremamente xenofóbica.
Em outras religiões
Em algumas outras crenças, a Estrela de David também está presente com diferente simbologia e significados.
Na Maçonaria, a estrela de seis pontas é vista como um símbolo de proteção. Encontrada em diversos templos e escrituras, ela também significa equilíbrio, a harmonia e a união do masculino e feminino.
No Hinduísmo, é um item de simbologia muito importante visto que cada ângulo da Estrela de David representa um deus da trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente, o Criador, o Preservador e o Destruidor.
Tendo em conta o seu caráter religioso, não é difícil encontrar a Estrela de Davi presente em outras crenças e religiões com seus mais diferentes significados.
Gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha ajudado a esclarecer um pouco mais sobre a Estrela de David, conheça este e outros símbolos judaicos.
E se você busca por semijoias com significados e simbologia que representem sua crença, está no lugar certo! Na Sunshine Cristais somos especialistas nisso! Confira nossos demais itens cheios de significado, temos colares, brincos e muito mais!