Desmistificando a Bruxaria Publicado 28/09/2021
Desmistificando a Bruxaria

A chamada bruxaria, ou mais especificamente a religião Wicca, é frequentemente alvo de julgamento equivocado e isso pode facilmente criar tabus e inverdades a respeito da crença.

 

Por isso, hoje escolhemos trazer um conteúdo informativo para falar um pouco das práticas e crenças wiccanas e desmistificar muito do que se fala a respeito dessa religião.

 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Origem

Tudo começou há muito tempo atrás, mas a crença Wicca como conhecemos hoje, se deu através de um homem chamado Gerald Gardner, um interessado por história, antropologia, arqueologia e ciências ocultas.

 

Gerald teve contato com a Maçonaria e adorava ler sobre rituais antigos como os celtas e pagãos que eram praticados na Grã-Bretanha.

 

Assim, um conhecimento ancestral e antepassado é atualizado para o século XX e denominado como Wicca. A origem da palavra vem de wicce que, por sua vez, provém do vocábulo “witch”, bruxa em inglês, e de wise, que significa sábio.

 

Gardner esperava assim desassociar e desmistificar as crenças que se tinha sobre a bruxaria, muitas levantadas pelo cristianismo na época. Por isso a Wicca enfatiza os valores positivos e a natureza, bem como o conhecimento sobre ela, em vez dos mistérios e ritos.

 

Para quem não sabe, a bruxaria tinha sido ferrenhamente perseguida pelo cristianismo antigamente, até a década de 50 a prática das bruxas estava proibida por lei em todo o Reino Unido.

Crenças

A Wicca é uma crença que cultua a adoração por dois deuses: um masculino chamado de Cernunnos ou Cerunos e outro feminino, a Deusa Mãe.

 

Deusa Mãe - ela não foi criada por ninguém e é criadora de tudo, sempre existiu. Por ser a deusa do feminino, pode encarnar em três fases na vida humana: virgindade (inocência), mãe (plenitude), anciã (sabedoria). Representada pela lua, seu culto inclui a exaltação da fertilidade e do conhecimento da cura e do cuidado.

 

Cerunos - o deus também conhecido como Cornífero é o marido da Deusa mãe. Ele nasce, morre e renasce, assim como a própria vida, as plantas, estações do ano, etc. Na Wicca ele representa a virilidade e a masculinidade e é erroneamente caracterizado pelos cristãos como o diabo.

 

Rituais

Os rituais da Wicca acompanham as fases da lua, os solstícios e os equinócios. Existem dos mais diversos rituais e que podem ser praticados em grupos grandes, pequenos ou até sozinho.

 

O que importa é que o local esteja limpo, purificado com ervas e que o altar esteja arrumado. Todos os participantes devem estar cientes de qual será sua função do ritual, para que a energia possa ser corretamente direcionada.

 

Assim, são invocados os elementos e as deidades ao círculo. Ao fim do ritual, o círculo é desfeito e pouco a pouco os participantes saem do foco do ritual.

 

Símbolos

A Wicca contempla símbolos muito comuns em inúmeras outras crenças, como o Yin e Yang ou ainda a cruz egípcia. Mas aqui listamos mais alguns itens:

 

Lua Triplice (Triluna) - representa as três faces da deusa: Donzela, Mãe e Anciã. Estas são ligadas diretamente às fases da lua: crescente, cheia e minguante.

 

Pentagrama - a estrela com cinco pontas, já vista em diversas outras religiões e crenças, também está presente na Wicca. Ela caracteriza os cinco elementos, bem como a união do cosmos, o feminino e o masculino, entre outros.

 

Triskle - A Triskle é um símbolo místico que simboliza Força, Sabedoria e Poder, as Três Fases da Deusa e ainda as Três Fases da Mulher.

 

Família

Na Wicca acredita-se que existem espíritos que servem como companheiros mágicos. É mais comum que esses espíritos sejam identificados em forma de animais próximos, como o gato preto ou algum outro ser mágico. Estes espíritos são denominados como parte da Família dos wiccanos.

 

 

Está em busca de acessórios com simbologia Wicca? Então confira nossa coleção de acessórios que toda a bruxa deveria ver!

 

 

Respeitamos a sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceito